Tratamento Periodontal

A palavra periodontal significa “ao redor do dente”. A doença periodontal ataca as gengivas e os ossos que sustentam os dentes. Quatro em cada cinco pessoas têm doença periodontal e nem sabem disso! Isso pode acontecer porque a doença geralmente é indolor nos estágios iniciais. No entanto, apesar de indolor, nem mesmo a doença periodontal menor deve ser ignorada.

Estágios da doença periodontal

O primeiro estágio da doença periodontal é a gengivite. Isso ocorre quando os subprodutos tóxicos criados pelas bactérias da placa nos dentes fazem com que as gengivas se inflamam.

O próximo estágio é a periodontite. A medida que a placa bacteriana e o tártaro continuam se acumulando, as gengivas começam a recuar dos dentes. Bolsos mais profundos se formam entre as gengivas e os dentes e ficam cheios de bactérias e pus. As gengivas ficam muito irritadas, inflamadas e sangram com facilidade. Perda óssea leve a moderada pode estar presente nesta fase.

O estágio mais perigoso é a periodontite avançada. Durante esse estágio, os dentes perdem mais apoio à medida que as gengivas, os ossos e os ligamentos periodontais continuam sendo destruídos. A menos que seja tratado, os dentes afetados ficarão muito soltos e poderão ser perdidos. Pode ocorrer perda óssea moderada a grave generalizada.

A doença periodontal avançada é a principal razão para a perda de dentes. A pesquisa também sugere que pode haver uma ligação entre doença periodontal e outras doenças, como acidente vascular cerebral, pneumonia bacteriana, diabetes, doença cardiovascular e aumento do risco durante a gravidez.

Uma boa higiene bucal, uma dieta equilibrada e visitas regulares ao dentista podem ajudar a reduzir o risco de desenvolver doença periodontal. Fumar aumenta o risco de doença periodontal, portanto, deixar de fumar também pode ajudar a melhorar sua saúde bucal.

Sinais e sintomas de doença periodontal

Sangramento nas gengivas – as gengivas nunca devem sangrar, mesmo quando você escova vigorosamente ou usa fio dental.
Dentes soltos – Os dentes soltos são causados ​​por perda óssea ou fibras periodontais enfraquecidas (fibras que sustentam o dente no osso), que podem ser causadas por doenças gengivais.
Novo espaçamento entre os dentes – Este é um sinal de perda óssea.
Mau hálito persistente – O mau hálito pode ser um sinal de que você tem excesso de bactérias nocivas na boca.
Pus ao redor dos dentes e gengivas – Isso definitivamente sugere que há uma infecção presente.
Gengivas em retrocesso – À medida que suas gengivas ficam estressadas e danificadas, elas recuam ao redor de um dente e o deixam solto e vulnerável.
Gengivas vermelhas e inchadas – as gengivas nunca devem estar vermelhas ou inchadas.
Sensibilidade ou desconforto – Os altos níveis de placa bacteriana, tártaro e bactérias associadas à doença periodontal irritam as gengivas e os dentes.