É a especialidade que trata diretamente o crescimento e desenvolvimento crânio-facial, especialmente o desequilíbrio da mandíbula e da maxila, como também alinhamento dos dentes.
Também trata os músculos da mastigação, e disfunções temporomandibulares, que muitas vezes estão relacionados com dores de cabeça e dores na região do pescoço.
A idade ideal pra se iniciar o tratamento é por volta dos 4 anos de idade, quando ainda se tem os dentes de leite, onde podemos intervir de forma preventiva.
Isso não impede que possamos tratar pacientes com idades mais avançadas, uma vez que os problemas funcionais e suas consequências morfológicas podem ser diagnosticados e tratados com a Ortopedia Funcional dos Maxilares em qualquer idade.
Mordidas cruzadas, crescimento insuficiente da mandíbula (queixo para trás), crescimento em excesso da mandíbula (queixo para frente), respirador oral, problemas de estalos e/ou dores na ATM, apinhamento de dentes (falta de espaço para os dentes permanentes) são sinais e sintomas frequentes que mostram a necessidade de procurar um especialista em Ortopedia Funcional.