Limpeza Dental e Prevenção

Exames dentais e limpezas são uma parte vital dos seus cuidados bucais. Eles nos ajudam a detectar qualquer problema mais cedo e cortá-los pela raiz antes que eles possam causar problemas sérios e dolorosos. Sugerimos que os pacientes nos visitem duas vezes por ano para exames dentários e limpezas.

O que envolve um exame odontológico?

Um exame odontológico abrangente será realizado pelo seu dentista na sua visita inicial. Nas visitas subsequentes, você receberá exames regulares de check-up, que incluem o seguinte:

• Exame de raios-X de diagnóstico: Os raios-X são essenciais para a detecção de cáries, tumores, cistos e perda óssea. Os raios X também ajudam a determinar as posições dos dentes e das raízes.
  • Triagem do câncer bucal: verificamos o rosto, pescoço, lábios, língua, garganta, tecidos e gengivas quanto a sinais de câncer bucal.
  • Avaliação da doença gengival: examinamos as gengivas e os ossos ao redor dos dentes para detectar sinais de doença periodontal.
  • Exame para cárie dentária: Todas as superfícies dentárias serão verificadas quanto à cárie com instrumentos dentários especiais.
  • Exame de restaurações existentes: Verificamos qualquer restauração, material restaurador, coroa ou outro trabalho restaurador que você tenha feito para determinar se está em bom estado de conservação ou requer substituição.

O que envolve uma limpeza dental profissional?

• Remoção da placa: A placa é um filme pegajoso, quase invisível, que se forma nos dentes. Na verdade, é uma colônia viva e crescente de bactérias que se alimentam de restos de comida na superfície do dente e, às vezes, abaixo da linha da gengiva. Enquanto se alimentam, as bactérias produzem toxinas que inflamam as gengivas e causam doenças periodontais.
  • Remoção do tártaro: O tártaro é uma placa endurecida que foi deixada no dente por algum tempo e agora está firmemente presa à superfície do dente. O tártaro se forma acima e abaixo da linha da gengiva e só pode ser removido com instrumentos dentários especiais.
  • Polimento de dentes: Seu higienista dental também usará equipamento de polimento especial para remover manchas e placas que ainda não foram removidas durante a escovação e descamação dos dentes.