Existem muitas razões pelas quais as gengivas e o maxilar podem exigir tratamento corretivo, incluindo doenças periodontais, traumas e defeitos congênitos. A doença periodontal, particularmente, pode desfigurar bastante a aparência natural das gengivas e dentes e dar ao sorriso uma aparência não estética.
Novos procedimentos de “cirurgia plástica” estão agora disponíveis na periodontia, que efetivamente corrige problemas cosméticos e restaura a beleza natural do sorriso.
Aqui estão alguns dos tratamentos corretivos de gengiva e mandíbula mais comuns:
Tratamentos comuns:
Alongamento da coroa (elevação da gengiva): O alongamento da coroa geralmente é realizado para corrigir um sorriso “gengival” ou para expor mais o dente antes de uma cirurgia restauradora. Em alguns casos, os dentes parecem curtos e grossos e parcialmente cobertos por tecido gengival devido a genética ou gengivite. O excesso de tecido gengival pode ser facilmente removido para remodelar o contorno das gengivas, expor o comprimento natural dos dentes e proporcionar um sorriso mais atraente. O mesmo procedimento também é uma excelente maneira de criar uma linha gengival mais estética para coroas dentárias e outros procedimentos restauradores.
Enxertos de gengivas: Geralmente, os enxertos de gengivas são realizados para corrigir um sorriso torto ou para restaurar a simetria da linha gengival após o tratamento da doença periodontal. A doença periodontal faz com que as gengivas retrocedam; fazendo o sorriso parecer excessivamente “cheio de dentes”. Durante um enxerto de gengiva, uma tira fina de tecido é removida do palato e costurada no local sobre o local da recessão. Os enxertos de goma são frequentemente usados para refinar a linha da gengiva e dar aos dentes uma aparência mais agradável.
Cirurgia de redução de bolsa periodontal: A doença periodontal pode causar estragos no sorriso com dentes pouco atraentes, gengivas marrons e marcas na crista. O objetivo da cirurgia de redução de cavidade é limpar as superfícies radiculares dos dentes e subgengivalmente (abaixo da linha da gengiva). Durante esse procedimento, o tártaro, a placa bacteriana e as bactérias que afetam os dentes e as gengivas serão removidos. A gengiva é primeiro gentilmente separada do dente e, em seguida, o cálculo (tártaro) e a placa são removidos usando instrumentos especiais de ultrassom e mão. Um líquido antimicrobiano pode ser administrado a área para destruir colônias de bactérias e garantir que as bolsas tenham a chance de curar naturalmente. A cirurgia de redução de bolsa periodontal é uma maneira eficaz de restaurar a saúde das gengivas e ossos.